FANDOM


Enredo

CAPA.jpg

A Máscara do Rei é uma duologia de livros de fantasia épica escrita pela romancista catarinense Francine Cândido e publicada pela editora Arwen. Francine começou a desenvolvê-la em 2012 e o primeiro volume será lançado em 2016.

Há três principais temas na história, que se torna cada vez mais envolvente para todos os personagens do mundo: a crônica de uma guerra civil dinástica entre duas tribos concorrentes pelo controle da Cidade Celeste e todo o continente de Gan; ambos acreditando serem os verdadeiros herdeiros da cidade deixada pelas grandes criaturas chamadas: Celestes. O segundo tema é o envolvimento dos personagens com ambições grandiosas, não tendo escrúpulos ou receio de fazerem o que for para conseguir alcançar seus desejos. E, por último, uma criança destinada a erguer um reino e unir povos, que lutará pela sobrevivência em um mundo cruel e corrupto.

Personagens

Entre os humanos há uma extensa divisão de classes sociais, com grupos de nobres, de servos, etc. Grande parte dos personagens mais importantes da trama está dentro da casa Vaecaesin, os Reis de Gan, nomeados pelo Grande Templo. Chamados de Darastrianos, o-povo-do-lado-debaixo-da-divisa não são ótimos guerreiros, mas excelentes diplomatas. 

Do-lado-de-cima-da-divisa estão os Vutham, o povo que se diz legítimos herdeiros de Darastrix, treinados para a guerra, são a força mais violenta de toda a Gan.

A organização Athear é o grupo militar ligado diretamente ao Grande Templo, que presta serviços aos Reis de Darastrix, assim como seus suseranos, desejam obter a cidade para total controle do Templo.

Já, seus primos, a organização Thules, prestam serviços diretamente ao reino, mas sem perder a fé no Templo, não possuem qualquer interesse pelo poder. Seus dogmas estão ligados a cura de ferimentos na guerra e não causar ainda mais.

Outra organização que reside em Gan são os Nove Desconhecidos, grupo seleto de nove mestres que ocultam seus rostos, senhores das grandes artes do mundo. Acreditam que o conhecimento não deve ser espalhado e nem todos devem recebê-lo, pois geraria mais guerra.

Última importante organização de Gan são os cultistas e assassinos Hazans, criaturas malignas que não servem a ninguém exceto a eles mesmos e todos que desejam um terço de seu poder, comprometem a alma.

Estrutura e Gênero

O romance A Máscara do Rei se inserem no gênero da fantasia épica.  Embora Francine Cândido ter sido influenciada pelos livros de escritores consagrados no gênero como J. R. R. Tolkien, Patrick Rothfuss e George R.R.Martin, sua série difere das obras destes últimos por seu foco em elementos realistas, fugindo de pontos como raças diferentes e mágica. Desta forma, ao contrário de autores que suprimem certos temas, Francine faz com que batalhas sangrentas, traições, pactos, hipocrisia, desejo por poder, e práticas amorais sejam temas recorrentes do livro.

A ambientação da história segue a tradição da fantasia épica, originada por J. R. R. Tolkien, onde tudo acontece em um "mundo medieval" como o que tivemos na Idade Média. Os livros são contados em terceira pessoa, onde cada capítulo segue o ponto de vista de uma personagem diferente que se convergem no contexto central: A guerra.

Temas e Inspiração

Francine Cândido tomou a decisão de escrever A Máscara do Rei, após se apaixonar pela história de bravura e coragem do rei Balduino IV (não busque, se não quiser spoiler). Para ela, ele foi um grande herói, um exemplo de força, coragem e sabedoria.   Por Balduino ter vivido em uma época de guerra e dificuldade, Francine procurou ler muitos livros sobre as Cruzadas, as dificuldades dos povos e a divergência entre religiões para formar uma sociedade medieval verossímil com o que se tinha na época. Desta forma, a trama da série se assemelha mais as obras de Bernard Cornwell do que propriamente com literatura fantástica.

O livro traz diversas intrigas, onde várias tribos/organizações lutam pelo poder em meio ao caos que Gan se encontra. De acordo com Francine, este é o principal tema da série; o uso do poder, das influências, o que as pessoas vão fazer para obter o poder e o que o poder vai fazer com elas, mas principalmente o que uma criança poderia fazer para mudar a visão do mundo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória